Alece dá início às ações da campanha Setembro Amarelo

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) deu início, nesta quarta-feira (11/09), à campanha institucional Setembro Amarelo. A ação é promovida pela Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social, em parceria com a Célula de Psicologia, Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) e Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC).

O objetivo da campanha é promover a conscientização sobre fatores cruciais para a prevenção e posvenção do suicídio, oferecendo uma perspectiva diferenciada sobre a saúde mental. Isso será feito por meio de palestras, rodas de conversa e intervenções nos setores da Casa, visando criar um ambiente mais atento e acolhedor.

O evento de abertura, realizado no hall do anexo III da Alece, contou com a presença de gestores e servidores. O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Luís Edson Sales, destacou a relevância da campanha, lembrando que os problemas relacionados à saúde mental, já em crescimento antes da pandemia, foram amplificados durante o período, afetando profundamente muitas pessoas e famílias. Além disso, frisou que a Assembleia Legislativa, por meio do DSAS e da Célula de Psicologia, oferece atendimento contínuo a servidores, dependentes e à comunidade.

Além disso, Luís Edson ressaltou a importância de manter as ações de conscientização e cuidado durante todo o ano, não apenas no Setembro Amarelo."Nós atuamos diariamente, o ano todo, acolhendo e tratando as pessoas que nos procuram. A saúde mental é uma questão urgente na vida cotidiana de todos nós. Quem hoje não conhece alguém com indícios de ansiedade ou depressão, seja na família, no trabalho ou no meio social? Precisamos atuar de forma efetiva, dando qualidade de vida e condições para que essas pessoas possam se curar”, afirmou.

Em sua fala, a psicóloga Rejane Sales, orientadora da Célula de Saúde Mental, reforçou o compromisso da campanha deste ano em sensibilizar os servidores para a importância da prevenção de doenças, incluindo o suicídio. Devido ao período eleitoral, frisou, as atividades serão mais internas, com rodas de conversa, blitze nos setores e atendimentos individualizados.

Rejane ainda chamou a atenção para o aumento de transtornos como ansiedade e depressão, especialmente após a pandemia. "Estamos em terceiro lugar no mundo em adoecimento por transtornos mentais, e o Ceará ocupa o quarto lugar", alertou, reforçando a necessidade do autocuidado e apoio entre os servidores.

A psicóloga da Célula de Saúde Mental, Ana Quézia Moraes, apresentou a programação especial para o mês de setembro, voltada à saúde mental e à valorização da vida, que inclui plantões psicológicos de segunda a sexta-feira, além de intervenções e grupos de apoio, como o Oficina de Despertar e o Farol Masculino, além de novas iniciativas, como Afetos Literários e a roda de conversa Todos Juntos pela Vida.

Já a psicóloga Maria da Conceição, orientadora da Célula de Psicologia, fez um importante alerta aos pais sobre a necessidade de estar atentos aos sinais de tristeza e isolamento em crianças e adolescentes. “Antigamente não se falava nisso, mas hoje, infelizmente, crianças e adolescentes também estão entrando em depressão e apresentando reações suicidas, como dizer que querem dormir para sempre ou que desejam sumir”, assinalou.

Ela reforçou a importância de quem estiver por perto prestar atenção. “Não é frescura, não é falta de Deus, não é falta de ânimo, não é preguiça. Se perceberem algo, busquem ajuda, vocês não estão sozinhos. Vocês têm profissionais aqui, psicólogos, psiquiatras, pedagogos, todos de mãos dadas para tirar essa criança, esse adolescente, esse adulto dessa dor, porque ela é imensurável”, destacou, acrescentando que o trabalho realizado na Casa é fundamental, porque “enquanto há vida, há esperança”.

SAIBA MAIS

O Setembro Amarelo teve início em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O período contempla a data de 10 de setembro, alusiva ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

PROGRAMAÇÃO

11 a 30/09

Blitz de Intervenção nos Setores da Casa Legislativa
  • Horário: 9h
  • Local: Sede e anexos 2, 3 e 4

04 a 25/09

Grupos Sistêmicos - Setembro Amarelo
  • Quartas: 15h | Quintas: 10h
  • Local: Anexo 3 - Salão de Práticas Sistêmicas, 3° andar

14, 21 e 28/09

Oficina Despertar no Alcance
  • Horário: 12h30 às 14h
  • Local: Anexo 2 - Auditório, 6° andar

19/09

Afetos Literários
  • Horário: 9h30
  • Local: Anexo 3 - Auditório Lucila Bonfim, 2° andar

09, 16, 23 e 30/09 e 07/10

Farol Masculino
  • Horário: 10h às 11h30
  • Local: Anexo 3 - Salão de Práticas Sistêmicas, 3° andar

25/09

Roda de Conversa - Todos Juntos pela Vida!

  • Horário: 9h
  • Local: Anexo 3 - Salão de Práticas Sistêmicas, 3° andar

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem