A 22ª edição da campanha Doe de Coração será pauta, nesta quarta-feira (11/09), às 19h30, do programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1). Realizada há mais de 20 anos pela Fundação Edson Queiroz e pela Universidade de Fortaleza (Unifor), a ação tem o objetivo de informar, conscientizar e mobilizar a sociedade para a doação de órgãos e tecidos.
Quem traz as informações é a coordenadora da campanha, Mônica Studart, que atua em uma unidade de transplante há 25 anos. Ela vai falar sobre o lançamento, que aconteceu no dia 2 de setembro, na Unifor, e sobre a ampliação dos eventos que acontecerão não só de forma presencial, mas também em meio virtual, com palestras e workshops, além das campanhas interativas nas redes sociais, mostra de artes visuais que reúne as obras de todas as edições anteriores da campanha, e outras ações.
De acordo com a Fundação Edson Queiroz, houve crescimento notável no número de transplantes no Ceará desde a criação da campanha, em 2003. A instituição informa que, dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) indicam que esse aumento foi de 410%.
Além disso, o Ceará é um dos destaques no ranking brasileiro de transplantes de órgãos em 2024. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, o estado é 1º lugar em transplantes de córnea, 2º lugar em transplante de fígado, 3º em transplantes de coração, 4º lugar em transplantes de pulmão.
Ainda no mês de setembro, no dia 27, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data, instituída pela Lei n.º 11.584/2007, tem o intuito de conscientizar e incentivar a doação em todo o País.
ENTREVISTADA
A coordenadora da campanha Doe de Coração, Mônica Studart, possui mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É graduada em Enfermagem pela Unifor, especialista em Nefrologia pela Universidade Federal do Maranhão e em Médico Cirúrgico pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É enfermeira de uma unidade pós-operatória de alta complexidade em transplantes do HGF e coordenadora da Residência Multiprofissional em Transplantes do HGF. Também é docente do curso de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor e da Especialização em Nefrologia da Uece. Há 25 anos atua em uma unidade de transplante e vê, de perto, a importância da doação de órgãos para salvar vidas.
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na Alece TV (canal 31.1). A reprise acontece às 7h do dia seguinte. Também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
O programa pode ser visto em Fortaleza pelos canais 31.1 e 7.3 (digital); Sobral, canal 31.1; Juazeiro do Norte, canal 7.3; na TV por assinatura: Claro (canal 11). E também fica disponível no YouTube da Alece TV.