Crianças aprendem a ler enquanto se balançam em redes em creche no Ceará; Vídeo

A iniciativa estimula a leitura de forma prazerosa e ainda afasta as crianças das telas, segundo a coordenação da creche. O projeto "Redes do Saber" tem sido experimentado pelas crianças na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Fortaleza.

Ao invés da carteira escolar, redes formam o cantinho da leitura das crianças de uma creche da Grande Fortaleza. É no balanço e sob sombra e água fresca que os pequenos têm aprimorado e desenvolvido o interesse nos livros e as habilidades afetivas, sociais e cognitivas.

O projeto 'Redes do Saber' é executado na creche Viva Criança, no distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante (RMF). Apesar de um projeto novo, implementado em agosto deste ano, a repercussão tem sido tão positiva que não é raro ver pais e responsáveis pedindo nas redes sociais: '"Vai chegar na creche do meu filho também?"

Geórgia Fontenele, professora e secretária da pasta de Assistência Social, é a idealizadora do projeto e garante que as 34 creches e pré-escolas do município irão receber a iniciativa. A cidade de São Gonçalo do Amarante possui 54.021 pessoas, conforme Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Dois, três, quatro e cinco anos. Esse é um período onde a gente tem que ofertar momentos de concentração. Esse momento de leitura, além de ser lúdico, também deve trazer prazer. Às vezes, eles ficam sentados em cadeiras desconfortáveis. Um arenga, um puxa para cá, outro puxa para lá", comentou Geórgia.

A ideia, desde o início, era unir aprendizado e conforto. E é aquele ditado: o cearense com sua rede não quer guerra com ninguém 😎. Ao mesmo tempo que evoca um traço cultural importante para o estado - economicamente, inclusive - o projeto ensina as crianças a trabalharem de forma coletiva, compartilhando o saber e as risadas com a rede vizinha.

"Quantas casas não tem uma cama, mas a pessoa prefere armar rede pra deitar? Essa associação é de prazer, de conhecimento, mas de desenvolvimento também. Esses primeiros contatos com desenvolvimento intelectual têm que ser prazerosos. Caso contrário, ele traumatiza e leva por todo o ensino da criança, do adolescente. O objetivo é fazer com que esse momento seja, de fato, prazeroso.", acrescentou a secretária.

Fora das telas, no balanço da rede

Além de tornar o momento da leitura mais divertido, a iniciativa também ajuda, de acordo com os gestores, a distanciar as crianças das telas eletrônicas. Mesmo pequenas, as crianças têm sido cada vez mais expostas a celulares, computadores e televisão.

Tudo isso, em excesso, pode dificultar o aprendizado de estudantes de todas as idades. Especialistas em educação e professores ouvidos pelo g1 alertam que alunos brasileiros leem muito devagar, não entendem frases e sentem vergonha.

Cíntia Mendes, diretora da creche Viva Criança, espera que com o projeto as crianças tenham mais interesse pela leitura, já que estão em uma fase onde começam a ter o primeiro contato com os livros. Parte delas ainda não consegue decodificar o texto, mas o estímulo visual também ajuda em seus desenvolvimentos:

"Essa etapa é crucial para desenvolver o hábito de ler e a paixão pelo aprendizado. E acreditamos que a abordagem lúdica envolvente do projeto contribuirá de forma significativa para isso.", disse Cíntia ao g1.
  • A iniciativa faz parte de um projeto maior da cidade, o "Construindo Vínculos" e acontece logo no primeiro horário de aula, no momento de acolhida pela manhã. Além do "Redes do Saber", o projeto conta com:
  • Brincar de Aprender (onde equipes levam atividades lúdicas para as praças das comunidades);
  • O mundo das crianças (Festa do Dia das Crianças)
  • TEA (Te amo, te apoio, te ajudo)

"Espero que nossa experiência inspire outros municípios a adotar essas práticas criativas e eficazes que promovem o amor pela leitura e o desenvolvimento integral da criança. Juntos podemos transformar a educação e criar um futuro mais promissor para nossas crianças", concluiu a diretora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem