O presidente Lula escolheu Macaé Evaristo para substituir Silvio Almeida como Ministra dos Direitos Humanos.
Macaé Evaristo é uma educadora e ex-secretária de Educação de Minas Gerais, conhecida por seu trabalho na defesa da educação pública e dos direitos das populações vulneráveis, especialmente em áreas como inclusão racial e igualdade social.
Essa mudança no ministério é parte de uma nova etapa no governo, que busca consolidar políticas de direitos humanos e reforçar o combate às desigualdades no Brasil.
Quem é Macaé Evaristo?
A deputada estadual Macaé Evaristo foi eleita em 2022 com mais de 50 mil votos. Antes, foi eleita em 2020 para o cargo de vereadora de Belo Horizonte.
Macaé já atuou no governo federal durante o governo de Dilma Rousseff. Em 2013 e 2014, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC).
Ao longo de sua carreira política e profissional, coordenou programas como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em BH e as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior, quando esteve no MEC.