Serão destinados mais de R$ 2 milhões para a retomada do uso e visitação pela população
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal de Sobral assinaram, em 10 de julho, a ordem de serviços para o início das obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Sobral (CE). Está prevista a destinação de mais de R$ 2 milhões em recursos para o restauro, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A prefeitura realizou a licitação e contratação de empresa para execução da obra, que teve início no mês de julho.
A Igreja de Nossa Senhora das Dores é monumento da década de 1810 e compõe o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Cidade de Sobral, tombado pelo Iphan em 1999. A restauração do templo religioso tem como objetivo a preservação e resgate dos valores artísticos, históricos e arquitetônicos, além de sua requalificação física e das condições de uso.
A Igreja de Nossa Senhora das Dores
Localizada em Sobral (CE), a Igreja de Nossa Senhora das Dores foi originalmente uma capela e deu origem ao terceiro bairro da Vila Distinta e Real de Sobral. templo religioso está inserido na área tombada do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade e é um marco local. A igreja se destaca na paisagem por sua proximidade à urbanização da margem esquerda do Rio Acaraú e a visibilidade de sua estrutura ao aproximar-se da entrada do centro da cidade.