Sema mobiliza voluntários e coleta quase 80 quilos de resíduos na Praia do Futuro

Cerca de 120 pessoas participaram, na manhã deste sábado (21), de um mutirão de limpeza na Praia do Futuro, em Fortaleza. A ação foi promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, o World Cleanup Day – movimento que ocorre anualmente em mais de 191 países e tem como objetivo, enfrentar o problema global do lixo através da conscientização ambiental.

A atividade começou cedo com um momento de acolhimento e orientações, conduzido pela equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) da Sema, na Barraca Marulho. Presente no evento, o secretário executivo do Órgão, Fernando Bezerra, deu boas vindas aos participantes. “Estou muito feliz com a presença de todos vocês hoje, eu percebo que a cada edição conseguimos mobilizar mais pessoas e aumentar o número de participantes e é muito importante esse engajamento da sociedade em prol do meio ambiente”, discursou.

Com luvas e sacos de lixo nas mãos, os voluntários recolheram quase 80 quilos de resíduos, como bitucas de cigarro, canudos plásticos, tampas de garrafas, lacres de latinhas, copos descartáveis e pequenos fragmentos de plástico – material, que é considerado um dos principais poluentes dos oceanos.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Gustavo Vicentino, também participou do evento e falou do problema dos microplásticos. “A maioria dos resíduos que coletamos, aqui, são microplásticos. Esse é um problema mundial que afeta todo o ecossistema marinho e pode chegar à cadeia alimentar humana. Então, o nosso desafio hoje, mais do que recolher lixo, é conscientizar as pessoas sobre a gravidade desse fato e chamar a atenção da população para a responsabilidade coletiva de cuidar das nossas praias, da natureza e preservar o meio ambiente”, pontuou.

AJAs em ação

Enquanto alguns voluntários recolhiam os resíduos descartados irregularmente na praia , os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) abordavam banhistas e frequentadores, promovendo a educação ambiental.

Entre os voluntários do Programa AJA, presente na Praia do Futuro, estava Sara Mendes (18), a jovem, que é moradora do bairro Jangurussu, conta que acordou cedo para colocar em ação todo o conhecimento, que tem aprendido no Programa, e falou orgulhosa sobre a este oportunidade. “Está sendo muito legal e gratificante participar do AJA, porque nos traz muitas experiências sobre o mundo, e eu quero que as pessoas vejam que é importante limpar as praias, manter o lugar limpo, manter o mundo mais bonito”, revelou.

Exemplo que vem de casa

Germana Rodrigues, trabalha na Assessoria Jurídica da Sema e veio acompanhada da pequena Lara participar do mutirão. Ela conta que desde cedo incluiu a pauta do meio ambiente na educação da filha, com muito diálogo e exemplo. “Hoje fiz questão de trazer minha filha Lara, de 9 anos, para participar desta ação realizada pela Sema, que é tão importante para o nosso planeta. Embora essa nova geração seja bem mais promissora e consciente que a nossa, achei super válido que ela participasse na prática de algo tão importante para o seu futuro”, falou a mãe orgulhosa.

Surpresa boa

O turista de Minas Gerais, Daniel Menezes, estava curtindo o sol do Ceará, quando foi surpreendido pela onda de limpeza. “Eu achei muito interessante, pois do jeito que está o meio ambiente, infelizmente grande parte da população ainda não dá valor, não é consciente da situação ambiental, então quando a gente ver esses mutirões fica até surpreso, de forma positiva, porque eu acho que mobiliza e conscientiza a população”, pontuou.

Parceiros

Além dos voluntários, a ação também contou com o apoio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente da Polícia Militar do Ceará (BPMA); da Associação das Empresários da Praia do Futuro; da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); da Ambiental Ceará; da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); do Centro Universitário UniFanor e do Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem