AJAs quilombolas recebem fardamentos em evento realizado no município de Aracati




Os novos integrantes do Agente Jovem Ambiental (AJA), do Quilombo Córrego de Ubaranas, em Aracati, receberam os fardamentos do programa nesta quinta-feira (17), na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano. O evento contou com presença da titular da pasta, Mirela Holanda Albuquerque, de AJAs veteranos que deram boas vindas ao novos AJAs. Também presente, o coordenador do programa na Região Leste, Abelardo Diógenes.



Após o ato de entrega, o coordenador, acompanhado dos AJAs, foi conhecer a comunidade quilombola, onde os jovens colocarão em prática os Planos de Ação Comunitária (PAC) elaborados por eles. De acordo com o coordenador, um PAC será realizado na Casa das Sementes, " um projeto que cadastra agricultores e armazena sementes variadas – feijão , melancia, melão, arroz e etc.– em garrafas de litro eque doadas para os agricultores cadastrados que após a safra, devolvem em dobro o que receberam como doação".



Também está previsto pelos novos AJAs, a realização de oficina de brinquedos com materiais recicláveis e um PAC voltado para horta medicinal, na escola local. Atualmente, a comunidade Quilombo Córrego de Ubarana é composta por 80 famílias que vivem da agricultura. Na localidade existe um patrimônio datado de 1927, a Igreja de São José, a segunda Igreja mais antiga do município de Aracati.

O Programa AJA

O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política de Estado, criada pelo Governo do Ceará, por meio da Lei 17.383/2020. Executado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil para cerca de 10 mil jovens, em todos os 184 municípios cearenses, na defesa do meio ambiente. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem