O Ceará projeta uma forte expansão no turismo de negócios até o fim de 2024, impulsionado pela intensa programação de feiras e congressos previstos para o segundo semestre. Entre agosto e dezembro, o estado entra no período de alta temporada para esse segmento, com destaque para eventos realizados no Centro de Eventos do Ceará (CEC), principal palco para esses encontros.
Administrado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o CEC é o maior indutor desse crescimento, recebendo congressos e feiras com abrangência nacional e internacional. Entre agosto e setembro, foram realizados quatro grandes eventos no espaço, sendo o Congresso do Algodão o principal destaque, reunindo representantes de 19 países e 25 estados brasileiros. No total, o evento contou com a presença de cerca de cinco mil pessoas durante três dias de programação.
Além disso, a Autop 2024, maior feira do setor automotivo da América Latina, também movimentou a economia local. O evento atraiu cerca de 40 mil visitantes especializados e gerou mais de R$ 200 milhões em negócios. Em outubro, o CEC tem uma agenda recheada, com nove eventos já confirmados, incluindo quatro feiras e dois congressos. O público esperado inclui visitantes de outros estados, como no caso da Mara Cakes Fair, a maior feira de confeitaria já realizada nas Américas. Visitantes como Divone Xavier, de Pernambuco, e Maria Aparecida Mantuanelli, do Sul do Brasil, ilustram o perfil do turista que vem ao Ceará especialmente para participar desses encontros, movimentando também o setor de comércio e serviços na capital.
0 Comentários