Nesta segunda-feira, dia 21, a Chuva de Meteoros Oriônidas atingirá seu ponto máximo, com a expectativa de cerca de 23 meteoros por hora. O fenômeno pode ser observado de todo o Brasil. Essa chuva de meteoros ocorre anualmente quando a Terra passa pelo rastro de poeira deixado pelo Cometa Halley, que passou pela Terra pela última vez em 1986.
As Oriônidas são um espetáculo cósmico originado do rastro do Cometa Halley. Ao entrar na atmosfera terrestre a uma velocidade impressionante de 67 km/s, as partículas de poeira criam os rastros de luz conhecidos popularmente como "estrelas cadentes". O nome da chuva de meteoros vem da constelação de Órion, que, a partir da perspectiva da Terra, parece ser o ponto de origem dos meteoros.
Como observar?
Embora o fenômeno já tenha começado no início de outubro, ele continuará até o dia 7 de novembro. No entanto, as noites de domingo, dia 20, para segunda-feira, dia 21, e de segunda para terça-feira, 22, são consideradas os melhores momentos para a observação.
No Brasil, a observação será favorecida entre as 18h e 20h30, antes de a Lua nascer e ofuscar o brilho dos meteoros. Não há necessidade de telescópios ou binóculos, basta encontrar um local escuro, longe das luzes da cidade, de preferência em áreas rurais, para ter uma visão mais clara do céu.
As condições climáticas também são um fator importante para a observação. Regiões mais secas, como o interior do Ceará, oferecem as melhores condições para ver o espetáculo, mas as chuvas de outubro, como a chamada "chuva do caju", podem deixar o céu nublado em algumas áreas.
0 Comentários