Elmano garante abastecimento de água em Trapiá-Santa Quitéria, após presença de urânio no solo da região




Depois da descoberta de urânio no solo do distrito de Trapiá em Santa Quitéria, o governador Elmano de Freitas tranquilizou a população acerca do abastecimento de água.

Elmano destacou que após a constatação da contaminação dos poços, registrada no último dia 28 de setembro, foi solicitado um novo plano de amostragem para todo município de Santa Quitéria, cujas amostras devem ser realizadas e concluídas até o início de novembro. Com esse novo processo de análise conduzido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e Instituto Evandro Chagas (IEC) será possível ter uma melhor dimensão do quadro de abastecimento da cidade.

O governador declarou que após a constatação de uma presença maior de urânio no solo do distrito de Trapiá, foi determinado a interdição dos poços e o imediato abastecimento por meio de carros pipas. O abastecimento está assegurado através de 15 carros-pipa diários e a adutora vinda do açude Araras começa a funcionar nesta semana, com aproximadamente 16 km de extensão e previsão de bombeamento de 18m³ por hora.

De acordo com a Voz de Santa Quitéria está sendo executado um plano de contingência para minimizar os efeitos e paralelo a isso, sob vigilância de um comitê emergencial e acompanhado também pelos moradores, inclusive com a visita de técnicos de saúde.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem