A Prefeitura de Fortaleza segue, nesta quarta-feira (16/10), Dia Mundial da Alimentação, com ações de enfrentamento à insegurança alimentar e estímulo à agricultura urbana. Por meio do Projeto Horta Social, a gestão municipal distribui hortaliças cultivadas de maneira 100% orgânica, beneficiando mais de três mil pessoas em situação de insegurança alimentar e idosos em vulnerabilidade.

Atualmente, Fortaleza possui seis Hortas Sociais, localizadas nos bairros Conjunto Ceará, Conjunto Palmeiras, Granja Portugal, Jacarecanga, Sapiranga e Pedras. As três últimas foram inauguradas em 2024. Cada horta tem a capacidade de produzir, aproximadamente, uma tonelada de alimentos por colheita, como coentro, tomate-cereja, alface, couve-manteiga, pimenta de cheiro, maxixe e quiabo.

"Além do recebimento dos alimentos orgânicos, o público atendido aprende sobre cultivo das hortaliças, junto com a equipe técnica da Horta, e recebe oficinas educativas sobre educação alimentar e agricultura urbana. Sendo assim, as hortas atuam como um polo de fomento a outros espaços de produção, seja hortas comunitárias ou familiares", afirma a Isabelle Munguba, secretária executiva da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

Na manhã desta quarta, algumas idosas estiveram na oficina da Horta Social do Conjunto Ceará. Dona Toinha conta como sua alimentação mudou após o projeto. "Eu não tinha nem o costume de comer verdura. Depois que comecei a participar aqui, que fui levando da colheita pra casa e participando das oficinas, aprendi como é importante pra minha saúde. Hoje em dia, é salada quase todo dia!"

Já dona Marieta fala sobre sua saúde emocional. "Isso aqui é como se fosse terapia pra mim. Aqui eu encontrei alegria! Eu vivia só em casa e aqui eu comecei a me levantar, passear e aprender coisas novas"

Números

Em 2023, as Hortas Sociais atingiram o maior volume de distribuição de alimentos desde sua criação, em 2016. Foram distribuídos mais de 45 toneladas de alimentos.

Em 2024, o projeto já realizou 27 colheitas, com mais de 24 toneladas de alimentos distribuídos. É importante destacar que o volume da colheita varia de acordo com as condições climáticas.

Como se inscrever

Para se inscrever, é necessário comparecer à horta da sua região com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e Número de Inscrição Social (NIS).

É possível checar os endereços no canal de Desenvolvimento Social da Prefeitura ou ligar para o telefone: 9 9168-8184

Confira os endereços das Hortas Sociais

Horta Social Alameda das Palmeiras
Residencial Alameda das Palmeiras (Av. Coletora Central - ao lado do Posto de Saúde Acrísio Eufrasino de Pinho)

Horta Social do Conjunto Palmeiras
Av. Castelo de Castro, 2842 - Conjunto Palmeiras

Horta Social da Granja Portugal
Rua Humberto Lomeu, 1120 - Granja Portugal

Horta Social do Conjunto Ceará
Local: Av. F, 540 - Conjunto Ceará

Horta Social Sapiranga
Av. Dr. Corrêa Lima, s/n - Sapiranga (ao lado do Ecoponto Sapiranga II)

Horta Social Jacarecanga
Avenida José Jatahy - s/n - Jacarecanga (ao lado da praça Carlos Jereissati)