De gestão do Estado, ele será o maior hospital público de todo o Ceará


Estrutura do Hospital já está pronta; imagem de outubro de 2023. Foto: Divulgação/Governo do Ceará
 
O Hospital Universitário da Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciará suas atividades em janeiro. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), foi quem anunciou, durante o ato de assinatura de autorização de projetos para seis novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). "Estamos fazendo agora o processo de definição dos profissionais para começar a contratação", informou o governador.

Nesta terça-feira (22), às 14h, o ministro das Relações Institucionais, o médico Alexandre Padilha (PT) e as bancadas estadual e federal vão visitar a unidade hospitalar.

Com cerca de 650 leitos, o hospital terá atendimento clínico e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O equipamento contará com três torres: clínica, cirúrgica e materno-infantil. Ocupará uma área de 78 mil metros quadrados (m²) no campus do Itaperi da Uece. O investimento é da ordem de R$ 320,5 milhões.

Como informou Elmano, no último mês de setembro, os equipamentos necessários para o funcionamento da unidade de saúde estavam em processo de compra, sendo adquiridos por meio de encomendas e licitações, o que dificulta a definição de uma data de entrega da estrutura. À época, estava sendo realizado o plantio de árvores no local, o que foi uma exigência do município.

Na ocasião, o petista havia destacado que a abertura do hospital seria feita gradativamente, seguindo um cronograma de entregas dos serviços, assim como ocorre nos hospitais regionais.