O candidato petista, ex-presidente do Ceará, tem sido alvo da campanha de André Fernandes com bordões como "quem é Leão e Vozão não vota no Leitão"
Vice-governadora do Ceará, Jade Romero, em entrevista ao podcast Questão de Opinião, do Opinião CE. Foto: Priscila Baima/Arquivo Opinião CE
As eleições deste ano em Fortaleza ganharam um novo tom com a chegada do segundo turno. Com candidaturas polarizadas entre o petismo e o bolsonarismo, a campanha de André Fernandes (PL) inclui, nas discussões sobre os postulantes, a experiência de Evandro Leitão (PT) como presidente do Ceará Sporting Club. André tem divulgado em suas propagandas, que torcedores de Fortaleza e Ceará não podem votar no petista. "Quem é Leão e Vozão não vota em Leitão", diz a campanha do bolsonarista.
A campanha de Evandro, por outro lado, tenta formas de minimizar o impacto dos torcedores no resultado das eleições. Em propaganda divulgada nesta semana, a vice-governadora Jade Romero (MDB) fala em "cortina de fumaça" da campanha do adversário do petista em tentar levar a disputa para Ceará e Fortaleza. "Para tirar o foco do que está se discutindo aqui: os próximos quatro anos da cidade de Fortaleza".
Esposa de Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, Jade, que é torcedora do Tricolor do Pici, diz que "todo mundo que torce Fortaleza ama alguém que torce Ceará" e que "todo mundo que torce Ceará ama alguém que torce Fortaleza". Em síntese, ela ressalta que não existe – ou não deve existir – um clima de ódio entre os apoiadores dos dois clubes.
PESQUISA MOSTRA IMPACTO DAS TORCIDAS NO RESULTADO DO PLEITO
Pesquisa Datafolha divulgada no início desta semana, com o cruzamento dos índices de intenções de voto e os clubes que os eleitores da Capital dizem torcer, mostra que as torcidas têm impacto no resultado do pleito. Segundo o levantamento, 48% dos torcedores do Ceará apontam intenções de votar em Evandro, e 46% em André, mostrando um cenário de empate técnico, já que a pesquisa possui margem de erro de 3 pontos percentuais para cima e para baixo.
O cenário é diferente quando são levados em consideração os torcedores do Tricolor do Pici. Neste caso, o candidato bolsonarista leva a melhor, com 51% das intenções de voto. Evandro, por outro lado, aparece com 43% daqueles que apoiam o Leão. A pesquisa foi realizada entre 8 e 9 de outubro e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-03752/2024.
Entre as principais torcidas organizadas dos dois clubes, a Torcida Organizada Cearamor (TOC), a principal do Vovô, declarou voto em Evandro Leitão ainda no primeiro turno. "Desde 2014, quando Evandro Leitão lançou sua candidatura, optamos por apoiá-lo e, até hoje, estamos nessa luta por uma Cearamor mais valorizada. Nessas eleições municipais, não poderíamos deixar de apoiar quem sempre nos deu ouvidos e estendeu a mão em todos os momentos do ano". A Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), a principal organizada do Tricolor, por sua vez, não declarou apoio a nenhum dos candidatos por meio de seus canais oficiais.
📰 Opinião CE
Tags
Política