Juazeiro do Norte
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) acaba de anunciar a aprovação da primeira residência médica em psiquiatria no sertão nordestino. Essa conquista representa um avanço decisivo para a formação de novos profissionais para o fortalecimento dos serviços de saúde mental no Cariri, uma área que há muito tempo sofre com a escassez de especialistas.
O projeto, fruto de anos de planejamento, teve à frente os professores e preceptores de psiquiatria Cristenes Sanches, Aécio Alves e Dra. Thais Lira. O apoio do reitor da UFCA, Silverio Freitas, foi fundamental para a viabilização do programa, que também contou com a participação ativa do presidente da comissão, Sávio Samuel, e de estudantes como Antônia Paulino.
O professor e psiquiatra Aécio Alves, um dos grandes responsáveis pelo projeto, expressou seu orgulho e satisfação pela conquista em uma declaração nas redes sociais:
“Hoje é um dia histórico para o Cariri e todo o sertão nordestino. Recebemos o parecer final pela aprovação da nossa residência em psiquiatria pela UFCA. É uma conquista de um trabalho de anos. A PRIMEIRA RESIDÊNCIA FEDERAL DO SERTÃO NORDESTINO. Mudará, sem dúvida, os paradigmas da saúde mental para toda a região. A missão nos foi dada e começa a ser efetivada.”