A ameaça ocorreu durante evento de campanha de André Fernandes para a Prefeitura de Fortaleza, apoiado pelo vereador reeleito

Vereador Inspetor Alberto, em evento de campanha de André Fernandes. Foto: Reprodução

O vereador bolsonarista Inspetor Alberto (PL) ameaçou de morte o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). O momento ocorreu durante evento da candidatura de André Fernandes (PL) para o Executivo municipal, apoiado pelo parlamentar que já chegou a afirmar ser o “01” do deputado federal. No vídeo, Inspetor Alberto, reeleito para a Legislatura de 2025-2028, afirma que o petista “vai para a churrasqueira”, utilizando jogo de palavras com o sobrenome do postulante. Em outro momento, ele pede para que Evandro prepare o seu caixão, e o chama de vagabundo.

O parlamentar, recentemente, foi citado em uma polêmica envolvendo a candidatura de André Fernandes. Em setembro do último mês, Cindy Carvalho (Rede), então vice-candidata à Prefeitura pela coligação Psol-Rede, fez uma denúncia ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) sobre nepotismo cruzado. 

Em 4 de janeiro de 2021, Alberto empregou Luana Alves de Carvalho Fernandes, esposa de Fernandes, Marilene de Moura Fernandes, mãe do deputado federal, e Cínthia Fernandes de Moura, irmã. As duas foram exoneradas em 30 de abril do mesmo ano, um dia após o MP denunciar, em uma primeira vez, a prática de nepotismo. Em 1º de março de 2022, Edilânio Louro de Souza, cunhado de Fernandes, foi nomeado como assessor parlamentar de Alberto. 

Já na Câmara dos Deputados, esposa do vereador, Maria do Socorro Lima Moreira, ocupa o cargo de secretária parlamentar de André Fernandes, com um salário bruto de R$ 17.638,64. Ela ocupa o cargo desde julho de 2023.

Policial Civil, o vereador já ameaçou o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), à época ainda como governador do Ceará, com uma arma em punho. Ele também já gravou vídeo atirando em foto do presidente Lula (PT). Neste caso, chegou a ser condenado na Justiça de São Paulo a pagar R$ 5 mil ao chefe de Estado por Danos Morais.

Assista o vídeo: