Polícia Civil do Estado do Ceará
As Polícias Civis do Ceará (PCCE) e do Amazonas (PCAM) deflagraram, na manhã desta terça-feira (26), uma operação que teve como objetivo desarticular um grupo criminoso com atuação em golpe do “falso alvará judicial” e lavagem de dinheiro. As ofensivas policiais resultaram em 11 prisões e no cumprimento de 48 mandados judiciais – sendo 20 de prisão e 28 de busca e apreensão. As ações ocorreram nas cidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, no Ceará, e fazem parte da intensificação ao combate às fraudes no país por meio de uma mobilização de Operações Integradas e de Inteligência, por intermédio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A operação intitulada de “Attornatus Falsus” teve como objetivo desmembrar um grupo criminoso que atuava por meio de um esquema com criação de alvarás judiciais falsificados. Eles simulavam ordens legais para transferências financeiras fraudulentas, direcionadas a contas controladas pelo grupo. Posteriormente, os valores eram lavados por meio de operações financeiras. Ainda conforme as investigações, os suspeitos se passavam por advogados.
Durante as ofensivas, 11 suspeitos foram localizados e presos, entre eles estão sete mulheres e quatro homens. Equipamentos tecnológicos, documentos e uma quantia em dinheiro foram apreendidos. Além disso, foram realizados os bloqueios de 184 contas bancárias ligadas aos suspeitos. Os alvos são investigados por crimes de estelionato qualificado pela fraude eletrônica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Os suspeitos foram conduzidos para unidades policiais, onde as ordens judiciais foram cumpridas. Agora, eles estão à disposição da Justiça. O Ministério da Justiça e Segurança Pública reforça a importância da cautela em transações financeiras e no recebimento de documentos judiciais, recomendando que sempre sejam verificadas a autenticidade e procedência junto às autoridades competentes, reforçando seu compromisso em atuar no combate às fraudes. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e garantir a responsabilização plena dos integrantes do grupo criminoso.
Operação “Attornatus Falsus”
Attornatus é uma palavra latina sofisticada que significa alguém que toma o lugar de outra pessoa. Esse termo descreve criminosos que se passavam por falsos advogados para cometer delitos por meio de engenharia social.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.
ℹ️ PCCE • Polícia Civil do Estado do Ceará
0 Comentários