A Assembleia Legislativa do Ceará passou três meses praticamente parada, por conta do envolvimento de deputados estaduais na campanha eleitoral. Poucas votações, alguns eventos e debates acalorados.
Foto: Reprodução |
A retomada se dará no novo plenário a partir desta quarta-feira, 6/11. O antigo foi destruído por um incêndio, que também atingiu as salas das comissões, no último mês de junho. O novo plenário da Alece será o mais moderno do Brasil, com proteção anti-incêndio e todo digital, microfones e sistema de votação.
O legislativo passará por reforma política. Novos deputados assumirão mandatos e funções. O suplente de deputado Apollo Vicz será efetivado no PSD em substituição a Gabriela Aguiar, caso o 1º suplente Simão Pedro também renuncie. Simão, eleito prefeito de Orós, caso não assuma e opte pelo mandato de deputado estadual, sua mãe, Tereza Cristina, assumirá a prefeitura, caso raro na política.
Outra mudança será na presidência da casa e na mesa diretora. Entre os dias 1º e 15 de dezembro, um novo presidente precisa ser eleito e será empossado em 1º de fevereiro.
Com a renúncia de Evandro Leitão no final de dezembro para assumir em 1º de janeiro a prefeitura de Fortaleza, o deputado Fernando Santana assumirá a presidência por todo o mês de janeiro.
Vereadores preocupados com Fortaleza e a gestão municipal
A gestão do prefeito José Sarto ainda não saiu da agenda dos 43 vereadores de Fortaleza. O futuro da cidade foi debatido na sessão plenária e em reuniões em gabinetes. A paralisação de obras e as demissões são as grandes preocupações dos vereadores que empregam muitas pessoas na gestão, o que é natural no modelo de governança onde para se ter apoio para governar é preciso ceder espaço aos aliados. O novo gestor irá sentar na cadeira de prefeito com 30 vereadores já contabilizados, dos 43 que irão compor a casa a partir de 2025. Os apoiadores podem chegar a 33 vereadores. Os representantes do PL, União Brasil e dois do PDT podem formar a oposição. O trabalho para a nova composição política da base segue em andamento.
Evandro Leitão reúne aliados
O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, será recebido oficialmente pelo governador Elmano de Freitas em audiência nesta quarta-feira. O prefeito eleito também tem agenda com a base aliada. Evandro pode nomear um político e não um técnico para representá-lo e cuidar da transição no gabinete de Sarto.
Novos nomes surgem para Evandro
Eudes Bringel, Léo Couto, Ronaldo Martins, coronel André, Tiberio, Hélio Leitão, Acilon Gonçalves, Gabriella Aguiar, Mauro Filho, Lia Gomes, Guilherme Sampaio, Gabriel Biologia, Técio Nunes, são novos nomes que saem dos bastidores para a composição dos assessores do prefeito eleito.
Deputado Felipe Mota defende chapa de oposição
O deputado Felipe Mota, UB, irá propor a união das oposições para apresentar uma chapa na disputa pela presidência da Alece. “Somos 10 na oposição e pelo Regimento Interno é possível apresentar chapa, já que o governo está batendo cabeça”, afirmou.