A Canarinho só volta a entrar em ação em março de 2025, quando terá compromissos contra a Colômbia e a Argentina. Os mais de 40 mil torcedores que compareceram à Arena Fonte Nova, em Salvador, saíram decepcionados.

tenta romper a forte marcação da seleção do Uruguai. Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

O Brasil encerrou o ano de 2024 com um empate por 1 a 1 com o Uruguai, na noite de terça-feira (19) na Arena Fonte Nova, em Salvador, capital da Bahia. A partida foi válida pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior caiu para a quinta posição na tabela de classificação, com 18 pontos, sete a menos do que a seleção da Argentina, líder da competição. A Canarinho só volta a entrar em ação em março de 2025, quando terá compromissos contra a Colômbia e a Argentina.

Diante da torcida, a Seleção Brasileira entrou em campo procurando comandar as ações e buscando gol, sem, no entanto, fazer boas finalizações. A equipe manteve a posse de bola e buscando articulações pelo meio da defesa adversária, que adotou o sistema tático de marcação individual. A partir da segunda metade da etapa inicial, o Uruguai adiantou a marcação e criou dificuldades para a saída de bola do Brasil.

Os uruguaios acharam os espaços para chegar com perigo ao gol defendido pelo brasileiro Ederson, como a finalização de Valverde aos 38 minutos. O primeiro tempo terminou sem abertura no marcador, causando frustração aos mais de 40 mil torcedores que compareceram à Arena Fonte Nova.

SEGUNDO TEMPO

No início da etapa final os uruguaios deixaram claro que queriam o protagonismo do jogo, mesmo sabendo que jogavam foram dos seus domínios. Aos 9 minutos, Maxi Araújo deu o passe a Valverde, que se livrou de Bruno Guimarães e bateu colocado para fazer Uruguai 1 a 0.

Em desvantagem no marcador, entro de casa, o Brasil não se abateu e buscou o empate, que chegou aos 16 minutos. Gerson aproveitou a sobra de bola e chutou de primeira, de fora da área, e empatou.

A Seleção Brasileira buscou a todo custo a virada no jogo, mas, além da forte marcação uruguaia, cometeu muitos erros de passe e não conseguiu aprimorar as finalizações.

ℹ️ Com informações: Opinião CE