Foto: Maria Íris / Especial O Estado |
Com 47 dos 184 prefeitos eleitos em 2024 sendo do Partido dos Trabalhadores (PT), o Ceará foi o estado nordestino em que a sigla teve melhor aproveitamento neste pleito eleitoral. O cenário do partido que atualmente ocupa o Governo do Estado apresentou avanço em relação a 2020, quando elegeu, naquela ocasião, 18 prefeitos.
A Bahia e o Piauí, que também são governados pelo PT, tiveram mais Prefeituras petistas eleitas, no entanto, a proporção é inferior ao estado do Ceará. Dentre seus 413 municípios, os baianos elegeram 50 prefeitos do PT, entre eles Luiz Caetano (PT), em Camaçari, única cidade do estado a ir ao segundo turno. Na capital, Salvador, a sigla esteve na chapa de Geraldo Júnior (MDB), com a vice Fábya Reis (PT), mas a candidatura perdeu para Bruno Reis (União Brasil), que foi reeleito.
No Piauí, o partido conquistou 49 das 223 Prefeituras do estado. Assim como na Bahia, a capital piauiense, Teresina, ficou a cargo do União Brasil ainda no primeiro turno, com Sílvio Mendes (União Brasil), enquanto o PT teve o candidato Fábio Novo (PT) derrotado na segunda colocação.
Fortaleza, com a eleição de Evandro Leitão (PT), tornou-se a única capital do país a eleger um prefeito petista. Tal fato não ocorria desde as eleições de 2016, pois em 2020 o partido do presidente Lula (PT) passou em branco nas eleições municipais.
Por outro lado, Ceará, Bahia e Piauí foram os únicos estados do Nordeste que o Partido dos Trabalhadores conquistou pelo menos uma dezena de prefeitos. No Rio Grande do Norte, estado em que o partido também governa, apenas 7 cidades terão gestões petistas nos próximos quatro anos. Em Pernambuco e Sergipe, o número é de 6 prefeitos. No Maranhão, apenas 2 cidades elegeram petistas, e na Paraíba e Alagoas apenas 1 município será comandado pelo PT.
Confira a lista:
- Alagoas: 1 cidade (0,9% do estado)
- Bahia: 50 cidades (12,1% do estado)
- Ceará: 47 cidades (25,5% do estado)
- Maranhão: 2 cidades (0,9% do estado)
- Paraíba: 1 cidade (0,4% do estado)
- Pernambuco: 6 cidades (3,3% do estado)
- Piauí: 49 cidades (21,9% do estado)
- Rio Grande do Norte: 7 cidades (4,1% do estado)
- Sergipe: 6 cidades (8,5% do estado)