🌴 Ceará
Foto: Reprodução |
O Ceará registrou uma redução nos casos de feminicídio entre janeiro e outubro deste ano. Segundo o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, o número de feminicídios caiu 20,5% em relação ao mesmo período de 2023, totalizando 31 ocorrências em 2024. Esses dados foram divulgados no último balanço de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que é atualizado regularmente pelo governo.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) destacou que no ano passado houve 36 casos de feminicídio, somando tentativas e ocorrências consumadas. Dessas, 23 já passaram por julgamento.
Para o governo estadual, a queda é resultado de políticas públicas voltadas ao combate à violência de gênero e da integração das forças de segurança em ações preventivas e de fiscalização. O governador Elmano de Freitas ressaltou que o Estado tem buscado implementar medidas rigorosas para enfrentar essa violência, além de investir em ações de conscientização e apoio psicológico às vítimas.
A SSPDS ainda observa que o Ceará segue investindo em programas de capacitação dos agentes de segurança para o atendimento de ocorrências envolvendo mulheres em situação de risco, com o objetivo de aumentar a proteção das cearenses.