Nesta sexta-feira (8), o ministro do STF vai realizar a conferência de encerramento com o tema “Regulação do Trabalho e Novas Tecnologias no Contexto Global”, a partir das 11h
Ministro do STF, Flávio Dino. Foto: Gustavo Moreno/STF |
Fortaleza recebe, desde quarta-feira (6), o Congresso Internacional O Trabalho Decente no Mundo Globalizado, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), por meio de sua Escola Judicial do TRT da 7ª Região (Ejud7). Evento que se estende até esta sexta-feira (8) contará, no último dia, com palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que vai fazer a conferência de encerramento com o tema “Regulação do Trabalho e Novas Tecnologias no Contexto Global”, a partir das 11h. O momento ocorre no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro.
Na quarta, no primeiro dia do evento, foi realizada a solenidade de abertura com a presença do presidente do TRT-CE, Durval César de Vasconcelos Maia, e do diretor da Ejud7, Paulo Régis Machado Botelho. Duas palestras também ocorreram na data: às 18h, com o tema “Avanços e Desafios na Proteção dos Direitos Trabalhistas: Abolição do Trabalho Forçado e Melhoria das Condições Laborais”, e às 19h, outra com o tema “Respeito às Culturas e Direitos Indígenas no Ambiente Laboral: Desafios e Soluções”.
Já nesta quinta-feira (7), são seis palestras:
- 08h30: Proteção da Saúde e da Segurança Econômica de Trabalhadoras Grávidas ou que Acabaram de dar à Luz;
- 09h30: Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho, Incluindo a Violência e o Assédio Baseados no Gênero
- 11h: Promoção da Igualdade de Oportunidades e de Tratamento em Matéria de Emprego e Ocupação;
- 14h: Trabalho Decente e Proteção de Direitos para Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos;
- 15h: Direito a não Discriminação para Trabalhadoras e Trabalhadores com Responsabilidades Familiares;
- 16h: Inclusão e Participação: Direitos de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais no Desenvolvimento Socioeconômico.
O evento reúne palestrantes renomados. Além de brasileiros, participaram e participarão profissionais renomados de países como Itália, Uruguai, Estados Unidos e Espanha. A expectativa do TRT-CE, antes do início do evento, era de que 600 pessoas participassem de todas as ações do Congresso, entre magistrados, servidores, advogados, professores e estudantes de Direito, além de diversas autoridades.