⚖️ Justiça
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), deflagrou na manhã desta terça-feira (12/11), com o apoio da Polícia Civil, a segunda fase da Operação Incursio. Na ação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra dois integrantes de uma facção criminosa voltada para o tráfico de drogas, atuante no município de Aquiraz. Com os presos, foram apreendidos dois aparelhos celulares. Os alvos foram denunciados pelo Gaeco à Vara de Delitos de Organizações Criminosas, que expediu os mandados.
A investigação foi iniciada depois que o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região informou que um imóvel objeto de alienação judicial estava sendo ocupado por membros de uma organização criminosa. No dia 29 de novembro de 2023, foi realizada a primeira fase da operação, que resultou na apreensão de aparelhos celulares, que tiveram o conteúdo extraído e analisado, com o auxílio do Núcleo de Apoio à Investigação – NATI.
Os dados extraídos revelaram a atuação de integrantes de facção criminosa no tráfico de drogas em Aquiraz. Também foi constatada a existência de grupos no aplicativo do Whatsapp, tratando sobre assuntos inerentes à facção, bem como sobre a presença de agentes de segurança pública nas proximidades do local que os faccionados atuam.