Juazeiro do Norte ganhará novo centro cultural com arquitetura sonhada pelo Padre Cícero

Resgatar o Sonho do Padre Cícero

Juazeiro do Norte ganhará novo centro cultural com arquitetura sonhada pelo Padre Cícero

Resgatar o Sonho do Padre Cícero. Este é o intuito de um projeto desenvolvido através do Ministério da Cultura e do Instituto Santo Inácio de Antioquia. Em um seminário que irá acontecer em Juazeiro do Norte, no próximo dia 30 de novembro, pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral estarão reunidos para debater a concretização do sonho da construção da Igreja sonhada pelo patriarca da cidade.

Também serão debatidos temas importantes como os preceitos ecológicos do Padre Cícero que envolvem a educação ambiental, as questões climáticas e a Floresta Nacional do Araripe (FLONA), o cenário religioso e os fenômenos sociais da região do Cariri, a beatificação do Padre Cícero, o fortalecimento da cultura e desenvolvimento local, entre outros.

O Projeto, que teve início este ano, manifesta-se como fruto da necessidade de espaços de preservação da história local. De acordo com os realizadores, o Sonho do Meu Padim é um projeto que enriquece o legado do Padre Cícero e celebra a riqueza cultural do sertão nordestino.

“Vamos colocar em prática a linda arquitetura sonhada por meu Padim para ser uma Igreja, mas que será um grande centro cultural, uma obra significativa para a tradição, fé e cultura do romeiro nordestino”, disse Padre Cícero Santos, idealizador do projeto.

O Sonho do Meu Padim, intitulado de “Igreja do Fim do Mundo”, está materializado em uma maquete trazida da Europa pelo Servo de Deus, Padre Cícero. O propósito deste projeto é tornar este sonho uma realidade através da construção de um espaço dedicado à preservação do legado do padim e de toda a cultura religiosa e popular nordestina, preservando a arquitetura da Igreja que ele sonhou.

O espaço será o primeiro Centro Cultural do Nordeste dedicado ao Padim. Ele será deverá fortalecer e somar com os equipamentos já existentes no atendimento dos romeiros, peregrinos e da população brasileira que prestigia a cultura, arte e religião do povo de Juazeiro do Norte.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem