🌴 Ceará
A cantora baiana Maria Bethânia recebeu nessa sexta-feira (15/11), o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC), que homenageia personalidades de fora da instituição. O título é concedido a pessoas notáveis que tenham contribuído para a formação de ensino, ciências ou política.
A entrega do título ocorreu em uma Concha Acústica lotada de fãs. O reitor Custódio Almeida sugeriu que a artista coroasse a si mesma com o símbolo doutoral.
Durante a fala da homenageada, Maria Bethânia se colocou como representante da classe trabalhadora brasileira.
“A Universidade Federal do Ceará concede a mim o título de Doutora Honoris Causa e isso me enche de alegria. Agradeço mais uma vez, mas acrescento que estou aqui em primeiro lugar como mulher. Digo isso a fim de marcar a necessidade sempre urgente de ampliar o lugar das mulheres na sociedade civil brasileira. E mais: estou aqui como trabalhadora, como uma das muitas deste imenso, formidável e difícil país. Mas falo de um lugar específico: a música popular brasileira”, afirmou Bethânia.
A cantora também está em Fortaleza para realização de um show neste sábado (16) com o irmão Caetano Veloso, na Arena Castelão, com a turnê “Caetano e Bethânia Tour”, que tem arrastado multidões em estádios pelo país.