🚒 Segurança
Foto: Reprodução |
O Ministério Público do Estado do Ceará, junto com o Corpo de Bombeiros Militar, promoveu, de segunda (04/11) a quarta-feira (06/11) desta semana, a 4ª turma do curso de formação de brigada contra incêndios. A capacitação, que ainda contará com mais uma turma, foi direcionada a membros, servidores e colaboradores do MP, bem como a integrantes de Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) e a integrantes de Residências Inclusivas.
O curso teve conteúdo teórico e aulas práticas e orientou os participantes sobre a atuação durante incêndios. Também foram abordadas técnicas de abandono de edificação e de primeiros socorros. A iniciativa no Ministério Público do Ceará é da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania).
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, George Girão, ressalta a importância da capacitação. “O curso aborda uma série de práticas necessárias para uso coletivo do sistema de prevenção e combate a incêndios. Assim, dentro do ambiente institucional, haverá pessoas capacitadas para atuar nesse primeiro contato da ocorrência, antes da chegada do Corpo de Bombeiros”, declara.
Aula teórica
O módulo teórico foi repassado nos dois primeiros dias de treinamento na sede da ESMP, em Fortaleza. “Nós mostramos para o aluno o manuseio dos extintores de incêndio e de alguns equipamentos de primeiros socorros. Na questão da abordagem do acontecimento, explicamos o que deve ser feito e como acionar o serviço de emergência, além de alguns procedimentos básicos para o atendimento da ocorrência”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros, Marcos Braz.
A analista ministerial Aline Carvalho destaca a importância do que aprendeu durante a capacitação. “São conhecimentos básicos que qualquer um de nós pode executar, mas que podem fazer uma diferença muito grande na vida das pessoas e na espera de um socorro mais especializado”, afirmou.
Aula prática
A aula prática de cada uma das turmas foi realizada na sede da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, no bairro José Walter, também na capital. Os participantes aprenderam técnicas de manuseio de mangueiras e de extintores portáteis, além de novas lições de primeiros socorros, bem como de resgate das vítimas em situação de incêndio para serem levadas a um lugar seguro.
O cuidador da Residência Inclusiva 3, Talyson Davis, acredita que a capacitação é fundamental, pois incêndios são situações que podem acontecer a qualquer momento. “Combate um incêndio era algo que eu tinha noção, mas não sabia como fazer. Após essas aulas e a nossa prática aqui, abriu minha mente e eu consigo realizar qualquer tipo dessas operações”, relata.
0 Comentários