PCCE - Polícia Civil do Ceará

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) em conjunto com a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21), a Operação “Falsa Central”, que visa cumprir mandados de busca a apreensão por crimes de estelionato e fraudes eletrônicas. No Ceará, a operação conta com equipes da PCCE do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e do Departamento Técnico Operacional (DTO).

A PCCE cumpriu, nesta quinta-feira (21), quatro mandados judiciais, sendo dois de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão por crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro, em desfavor de uma mulher, de 38 anos, e de um homem, de 30 anos.

As capturas dos alvos ocorreram nos bairros Cristo Redentor e Jardim Iracema, ambos na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. A operação conta com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (CiberLab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e acontece, também, nos estados do Pará, Pernambuco, Piauí e São Paulo, e tem como objetivo desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro por meio do golpe da “Falsa Central Bancária”.

Ao todo, a operação culminou no cumprimento de 92 mandados judiciais, sendo 37 mandados de prisão temporária e 55 de mandados de busca e apreensão em cidades das Regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste. Os suspeitos utilizavam ligações telefônicas e mensagens falsas para obter informações sensíveis, como senhas e dados bancários, e realizar transferências indevidas, causando prejuízos para as vítimas.

Durante a operação, diversos itens dispositivos eletrônicos, documentos, cartões e celulares foram apreendidos e auxiliarão na continuidade das investigações.

A Polícia Civil orienta a população redobrar os cuidados ao receber contatos solicitando informações bancárias ou senhas, destacando que instituições financeiras legítimas não solicitam dados por telefone ou mensagens, reforçando seu compromisso em atuar no combate às fraudes.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br

ℹ️ Com informações: PCCE - Polícia Civil do Ceará