Evento ocorre nesta quarta e quinta-feira (06 e 07/11). Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via formulário on-line
Foto: Divulgação |
A Prefeitura realiza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), o X Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza, nesta quarta e quinta-feira (06 e 07/11), a partir das 18h, na Academia Cearense de Letras (ACL).
O evento, que este ano traz o tema Maracatu: Diálogos Abertos, acontece em parceria com a Fundação Cultural Palmares e o Instituto Iracema (ICI), além de contar com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário on-line. O evento é voltado para estudantes, professores, fazedores de cultura e interessados em geral.
O X Seminário do Patrimônio abordará a temática do Maracatu, bem patrimonial imaterial da cidade de Fortaleza. O objetivo é viabilizar momentos de exposição de saberes e fazeres, contemplando e dando ênfase ao patrimônio00 cultural de Fortaleza, bem como abrindo espaço para convidados representantes do maracatu de Pernambuco. O evento propõe um diálogo aberto entre a pesquisa e a manifestação cultural, mediado por seus pesquisadores e fazedores de cultura.
Programação
Quarta-feira (06/11)
- 17h: credenciamento
- 18h30: cortejo dos maracatus
- 19h30: cerimonial de abertura
- 20h: palestra “Maracatus, batuques e fazeres: uma abordagem de Pernambuco e Ceará”
- Palestrantes: Márcio Santos, Calé Alencar, Mestre Bernardino José e Karen Aguiar
Quinta-feira (07/11)
- 18h: coffee break
- 19h: palestra “Imaterialidades: Experiência de Pesquisa do Dossiê do Maracatu”
- Palestrantes: Danielle Maia Cruz e Lais Cordeiro
- 20h30: entrega de computadores para os maracatus
Serviço
X Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza (tema Maracatu: Diálogos Abertos)
- Data: 6 e 7/11 (quarta e quinta-feira)
- Horário: 18h
- Local: Academia Cearense de Letras (Rua do Rosário, 1 - Centro)