Projeto H-TEC certifica primeiros multiplicadores em evento nesta terça-feira (12)

Os cursos do projeto são voltados para o setor de energias renováveis

Projeto H-TEC certifica primeiros multiplicadores em evento nesta terça-feira (12)
Os concludentes do primeiro ciclo participaram do curso com 360 horas/aula, no período de março a setembro — Foto: Reprodução / Governo do Ceará

O Governo do Ceará certifica, nesta terça-feira (12), às 10h, os jovens que concluíram o primeiro ciclo de formação de multiplicadores do Projeto H-TEC, que busca dar suporte ao setor de energias renováveis através da capacitação de profissionais, com a oferta de cursos gratuitos e a implantação de laboratórios especializados. Os concludentes do primeiro ciclo participaram do curso com 360 horas/aula, no período de março a setembro. A cerimônia de certificação será realizada no Senai da Barra do Ceará, contando com a presença do governador Elmano de Freitas (PT). 

Com investimento de R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, o Projeto H-TEC visa a abertura de laboratórios em 13 municípios cearenses e a formação de 12 mil técnicos e multiplicadores de conhecimento. As cidades que receberão os laboratórios de energias renováveis são Acaraú, Amontada, Cedro, Fortaleza, Fortim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Quixeramobim, Quixeré, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tauá. Serão 11.550 vagas para qualificação técnica na área de até 2026. Um total de 1.800 estudantes foram selecionados no edital para fazer o curso com formação prevista para junho de 2025.

O projeto é realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). As aulas do projeto são ministradas pelas instituições parceiras, como a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

ENTREGAS DE LABORATÓRIOS

Em outubro, foram entregues seis laboratórios por meio do Projeto H-TEC, que vão auxiliar atividades em prol do desenvolvimento da transição energética no Estado. Com investimento de R$ 4.052.725,38, as cidades de Fortaleza, Quixeramobim, Mauriti, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Sobral foram contempladas com as primeiras unidades do projeto.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem