Lavras da Mangabeira
Foto: Reprodução |
Nos dias 24 e 25 de outubro, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), realizou vistoria técnica no município de Lavras da Mangabeira para apoio às atividades referentes à criação da Unidade de Conservação (UC) estadual neste município.
A reunião contou com a presença do coordenador geral da equipe, José Patrício; da especialista em SIG, Érika Angélica; os especialistas em meio físico, Rafael Celestino e Geislan Gomes; o especialista em flora, João Calixto; o estagiário da equipe, Rafael Tobias. Representando a Sema, também participaram a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) do Horto e do Parque Estadual (PARES) Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, Angélica Leite, e o geógrafo, bolsista do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, Felipe Freire, lotadona Célula de Diversidade Biológica (Cedib/Sema).
Durante a presença do grupo no município de Lavras da Mangabeira, diversos pontos da área proposta para a criação da UC foram visitados, com o objetivo de analisar e estudar os recursos naturais, geológicos, culturais e a biodiversidade do local. O grupo também visitou áreas de desmatamento nas proximidades do Boqueirão, buscando analisar como a criação de uma unidade de conservação impactaria, de forma positiva, o município, suas riquezas naturais e a população local.