⚖️ Justiça
O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte condenou, no dia 30 de outubro, quatro homens por homicídio qualificado, após dois dias de julgamento. A condenação foi resultado da atuação do Ministério Público do Estado do Ceará que ofereceu denúncia e acusação feitas pelos promotores de Justiça Nivaldo Magalhães Martins e André Augusto Cardoso Barroso, da 11ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte.
Os réus Eder Soares Bezerra, Francisco Ernando da Silva, José Maciel Diniz Neto e Luis Deurisvan da Silva foram condenados pelo assassinato de um jovem cometido no dia 05 de janeiro de 2020, na cidade de Solonópole. Conforme a denúncia do MP, os réus são integrantes de facção criminosa.
Segundo consta nos autos da acusação, Eder Bezerra teria encomendado a morte do próprio primo, para manter o controle do tráfico de drogas na região. O Réu foi condenado a 24 anos e 6 meses de prisão. Já Francisco Ernando teria premeditado o crime, de forma que ficou à espreita da vítima e conduziu o executor para matar o jovem. Francisco foi sentenciado a 18 anos e 9 meses de reclusão. Os réus José Maciel e Luis Deusrivan, segundo a denúncia, tiveram participação bem definidas no crime, ficando responsáveis por prestarem auxílio material e fuga aos executores. Os dois últimos condenados cumprirão 18 anos e 9 meses de prisão e 24 anos e 6 meses de reclusão, respectivamente.
Conforme a denúncia, o crime foi cometido durante o dia, em via pública e em frente a um mercantil, quando a vítima carregava na garupa da moto que pilotava a sogra e uma criança. Diante da gravidade do caso, a Justiça manteve a prisão dos acusados.