82ª Reunião Ordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe

Nesta quinta-feira (5), foi realizada a 82ª Reunião Ordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe. O encontro ocorreu no Auditório da Secretaria de Educação do município de Alto Santo e reuniu representantes de órgãos gestores, instituições parceiras, membros do comitê e da comunidade local.

Plano de Seca

Também foi discutido o Cronograma de Trabalho para a construção do Plano de Secas do açude Riacho do Sangue, em Solonópole, que ficará a cargo do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – IFCE campus Limoeiro do Norte. Será o primeiro Plano de Seca da região do Médio Jaguaribe.

O trabalho é realizado pelo Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, desenvolvido e coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), com o financiamento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Até o momento, o Ceará tem seis planos concluídos (Patu, Fogareiro-Quixeramobim, Carnaubal, Jaburu I, Missi e Tejuçuoca) e seis em desenvolvimento (Bacia do Coreaú, Arneiroz II, Trussu, Catucinzenta, Acarape do Meio e Mundaú).

Planejamento para 2025

A pauta principal da reunião incluiu a avaliação das atividades do ano 2024 e planejamento para 2025, com a definição das datas para os próximos encontros que tratarão sobre a alocação de águas dos açudes da região e o acompanhamento das operações desses reservatórios.

Confira o calendário para o próximo ano: 

Malha D’Água

Na ocasião, o representante da SRH – Secretaria dos Recursos Hídricos, Adahil Sena, apresentou a situação atual das Obras do Projeto Malha D’Água – Sistema Adutor Banabuiú, que contemplará municípios do Médio Jaguaribe.

Comenda Zaranza

Além das discussões técnicas, a ocasião foi marcada por um momento de reconhecimento e celebração. Foram entregues duas comendas especiais: a Comenda Zaranza, que presta homenagem a personalidades que se destacaram na gestão e preservação dos recursos hídricos, e a Comenda José Ulisses, em reconhecimento a contribuições relevantes ao desenvolvimento sustentável da região referente ao ano de 2023.

As homenagens reforçam o compromisso do CSBH Médio Jaguaribe em valorizar o trabalho de colaboradores fundamentais na busca por soluções para os desafios hídricos locais.

Os escolhidos foram:

Comenda Zaranza: Marx Carrieri Monteiro (Fundação Dr. Ozanam Monteiro – Solonópole)
Comenda José Ulisses:. Ana Verbene Peixoto Miranda (Prefeitura de Jaguaribe)

O Presidente do Comitê, José Martins Neto, destacou ainda a importância da participação comunitária e da colaboração interinstitucional para a construção de políticas públicas voltadas à convivência com o semiárido e à preservação das águas do Médio Jaguaribe.