Esta é a primeira edição do Gestor Sem Fronteiras, que faz parte do programa Professores Sem Fronteiras
A cidade de Aveiro, em Portugal, é o destino de 41 profissionais da educação de Fortaleza, entre coordenadores, diretores e gestores escolares da Rede Municipal de Ensino. O grupo embarcou neste sábado (30/11) para participar de um intercâmbio pedagógico na Universidade de Aveiro, que ocorrerá entre os dias 2 e 6 de dezembro. Esta é a primeira turma do projeto Gestores Sem Fronteiras, um desdobramento do programa Professores Sem Fronteiras, realizado pela Prefeitura de Fortaleza.
Diretor da Escola de Tempo Integral (ETI) José Carlos de Oliveira Neto, no Antônio Bezerra, o pedagogo Venê Filho celebra a oportunidade de integrar a 1ª turma."Essa abordagem, centrada no aprendizado prático e criativo, tem o potencial de transformar a educação ao estimular a colaboração, o pensamento crítico e a inovação", aposta. “Será uma honra multiplicar os aprendizados adquiridos durante essa imersão na Europa, adaptando-os ao nosso contexto local para enriquecer as práticas pedagógicas e contribuir para o fortalecimento da educação pública em Fortaleza”, complementa.
Ao longo de pouco mais de um ano, 175 profissionais da Rede Municipal de Ensino já participaram de intercâmbios pedagógicos do Professores Sem Fronteiras, em países do continente europeu, como Espanha, França, Portugal e Irlanda. Neste sábado, um novo momento do programa se concretizou, com a realização da etapa Gestores Sem Fronteiras.
A secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, celebra o novo momento do programa de intercâmbios. “Como parte da nossa política de valorização profissional, acreditamos que o intercâmbio traz novas práticas educacionais para Fortaleza. E também leva nossa experiência para outros países. Espanha, França, Portugal e Irlanda são países de referência no cenário mundial na área da educação, possibilitando que a nossa Rede esteja em sintonia com as melhores práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas no mundo", ressalta.
Cultura Maker
O grupo de gestores participará da imersão "Metodologias Ativas em Espaços Maker”, com uma semana de workshops, palestras, exposições, sessões e um show de ciências, além de visitas a espaços maker de escolas e a um programa social. Durante o curso, os profissionais terão a oportunidade de conhecer projetos e iniciativas realizados na universidade. Na programação, estão inclusos a palestra “Salas Maker em Escolas”; palestra sobre “Educação STEAM em Contexto de Sala de Aula”; sessão de apresentação da Escola Ciência Viva de Aveiro; sessões de discussão em grupo e análise de aplicações no ensino; e o Show de Ciência “Química por Tabela 2.0”.
Inspirado no movimento global Cultura Maker, em 2024, a Prefeitura de Fortaleza lançou o projeto "Fábrica de Ideias", que visa despertar o potencial criativo dos alunos por meio da experimentação prática.
O conceito é baseado na ideia de que os estudantes devem ser estimulados a fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e com diversas funções. Entre os interesses de quem estuda esta área é: design, eletrônica; impressão 3D; artesanato; marcenaria; robótica, entre outros.
A pedagoga Vânia Sousa, diretora da Escola Municipal Ashton Guilherme da Silva, conta que teve contato, pela primeira vez, com a cultura maker na escola em que atua. Neste ano de 2024, 50 unidades da Rede Municipal receberam espaços destinados à cultura maker.
“Logo que foi lançado o projeto, pela Prefeitura, nós já inscrevemos a escola para receber o laboratório. Participamos de formações e já estamos com o espaço em funcionamento. Será uma oportunidade importante, como gestora, para compartilhar e aprimorar os conhecimentos adquiridos”, comenta.
Valorização profissional
O programa Professores Sem Fronteiras faz parte da política de valorização profissional da Rede Municipal de Ensino e tem como objetivo proporcionar experiências educacionais de destaque internacional, em países de referência no cenário mundial da educação. Com seleções realizadas por meio de editais, o intercâmbio possibilita aos educadores da Rede aprender o que há de mais atual em metodologias e práticas de sucesso na área da educação em países de destaque no ensino e aprendizagem.
0 Comentários