Cerca de 500 artesãs cearenses receberão, no próximo dia 12 de dezembro, os certificados de conclusão do curso “Artesã em bordado à mão”, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do programa federal Mulheres Mil. A solenidade de entrega dos certificados ocorrerá a partir das 13h, no auditório Murilo Aguiar, na sede da Alece.
Ao longo do ano, foram realizados dois ciclos do curso “Artesã em bordado à mão”. O primeiro ciclo abordou as tipologias de renda bilro e labirinto e capacitou artesãs em 12 municípios cearenses: Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba e Trairi. Já o segundo ciclo foi voltado ao crochê, beneficiando artesãs dos municípios de Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha.
“A solenidade de entrega dos certificados será um momento muito representativo para as artesãs cearenses e para todos os profissionais envolvidos nessa iniciativa pioneira liderada pela Uece. Mais do que uma qualificação profissional, a conclusão do curso ‘Artesã em bordado à mão’ representa para essas mulheres cearenses a possibilidade de um futuro muito mais promissor, com geração de renda e ampliação dos negócios que sustentam famílias e realizam sonhos. Temos muito orgulho e satisfação de liderarmos uma estratégia de governo que transforma vidas e reescreve histórias”, destaca o reitor da Uece e coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares.
Sobre o curso
O curso “Artesã em bordado à mão” possui 160 horas/aulas e, ao final, as artesãs receberão um certificado da Uece. Ao longo das aulas, elas recebem ajuda financeira para deslocamento e alimentação, além de um kit com caderno, apostila, caneta, lápis, borracha, camisa e bolsa. O material para a confecção das peças ao longo do curso também está garantido.
ℹ️ Governo do Estado do Ceará
0 Comentários