Cariri passa a contar com quatro faculdades de medicina

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Juazeiro do Norte, um dos principais polos educacionais do Ceará, acaba de receber mais um curso para a região. O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura do curso de Medicina no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão). Com essa novidade, a região do Cariri passa a contar com quatro faculdades de medicina.

O novo curso será oferecido no campus Lagoa Seca da Unileão e contará com 60 vagas anuais. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas a partir desta segunda-feira, 13 de janeiro, e seguem até o dia 31 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para o dia 18 de fevereiro de 2025.

O reitor da Unileão, Jaime Romero, destacou a infraestrutura e o planejamento que a instituição disponibilizará para o curso. “A Unileão tem leitos reservados, convênios com hospitais e com todas as cidades que compõem a Região Metropolitana do Cariri. Estamos preparados com tudo que existe de mais moderno para oferecer um curso diferenciado, de acordo com as exigências do MEC”, afirmou.

A conquista foi viabilizada graças ao apoio do deputado Eunício Oliveira e do ministro Camilo Santana, que desempenharam um papel fundamental na aprovação do curso pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres). “A ajuda deles merece ser destacada, pois este curso beneficiará toda a população do Cariri, garantindo mais profissionais qualificados para atender a nossa região”, acrescentou Romero.

Com a habilitação do curso na Unileão, o Cariri amplia ainda mais sua oferta de cursos de medicina, já disponíveis na Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Barbalha, na Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ) e na Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato.