Primeiro módulo do projeto que selecionará três propostas para a realização de curtas-metragens em parceria com o CinéFabrique inicia dia 7 de abril
(Foto: Divulgação)
A edição 2025 do Projeto Porto MIS CinéFabrique começa com o Módulo “Narrativas Derivadas”, conduzido pelo escritor Joca Reiners Terron, entre os dias 7 e 11 de abril, das 9h às 12h, no auditório da Escola Porto Iracema das Artes. A atividade marca a abertura do Ateliê de Roteiro de Curta-metragem de Ficção, primeira etapa do projeto que selecionará três propostas para a realização de curtas-metragens em parceria com o CinéFabrique.
Na mais nova edição da parceria internacional entre o Instituto Dragão do Mar/Porto Iracema das Artes, o Instituto Mirante/Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e o programa Cine Nomad School da CinéFabrique, o ateliê reúne estudantes de cinema e audiovisual em um percurso formativo composto por 71h de aula, dedicado à criação e ao desenvolvimento de roteiros autorais, que posteriormente poderão ser filmados com participação de estudantes brasileiros e franceses.
O módulo de abertura, “Narrativas Derivadas”, ministrado por Joca Terron, propõe uma reflexão sobre os limites da narrativa ficcional impostos pela extensão dos suportes midiáticos. “De onde vêm e para onde vão as histórias? O que aconteceu antes e o que acontecerá depois?”, são algumas das perguntas norteadoras da oficina. A partir dessas provocações, os participantes terão a oportunidade de experimentar continuidades, antecipações e derivações narrativas a partir de suas próprias histórias.
Joca Reiners Terron é um dos nomes mais singulares e provocativos da literatura contemporânea brasileira. Autor de romances, contos e poesias, sua escrita transita entre o realismo brutal e o fantástico, com uma linguagem potente e marcada por experimentações. Com obras premiadas como “Noite Dentro da Noite” e “A Morte e o Meteoro”, Terron explora temas como identidade, memória e distopia, sempre com um olhar crítico e sensível sobre a condição humana. Além de escritor, é também editor e tradutor, contribuindo ativamente para o cenário literário nacional.
Para Déo Cardoso, coordenador do Ateliê, a presença de Joca é um momento especial: “Joca passará uma semana com a gente, refletindo e propondo exercícios de criação na escrita, a partir do conceito de ‘narrativas derivadas’, onde autores e autoras se debruçam nas teias narrativas dos personagens. Uma oportunidade única, para os alunos e alunas, de estarem em contato direto com o processo de escrita que deriva da literatura para o audiovisual”.
SOBRE O ESCRITOR
Joca Reiners Terron nasceu em Cuiabá, em 1968. Fundou a editora Ciência do Acidente e publicou seu primeiro livro de poemas, Eletroencefalodrama, em 1998. Seu romance “Onde Pastam os Minotauros” (2023) foi vencedor do Prêmio APCA em 2023. Entre outras obras de destaque estão “Do fundo do poço se vê a lua”, vencedor do Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional (2010), “A Morte e o Meteoro” (2019) e “O Riso dos Ratos” (2021). Além de ter participado de diversos eventos na Porto, como oficinas de escrita e lançamentos de livros.
SOBRE O PROJETO PORTO MIS CINÉFABRIQUE
O projeto é uma colaboração entre a Escola Porto Iracema das Artes, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e a CinéFabrique (França), por meio do programa internacional Cine Nomad School. O objetivo é promover intercâmbio criativo e a realização de três curtas-metragens de ficção desenvolvidos por estudantes brasileiros, e coprodução de estudantes franceses da CinéFabrique.
Dividido em três etapas, roteiro, produção e pós-produção, o projeto oferece um processo formativo imersivo, com vivências práticas, laboratórios de criação, filmagens e a finalização dos filmes em solo francês.
Na primeira etapa, com duração de dois meses, os 12 projetos selecionados participam do Ateliê de Roteiro, que envolve três módulos principais:
• Narrativas Derivadas (15h), com Joca Terron
• Personagem e Estrutura (20h), com Luciana Vieira
• Escrita de Roteiro e Pitching (36h)
Além disso, os produtores dos projetos participam de um módulo exclusivo de Produção Audiovisual (24h), com foco nos aspectos técnicos, logísticos e criativos da realização dos curtas.
O Ateliê se encerra com o Pitching Final, em que os projetos são apresentados para uma banca avaliadora. Três deles serão escolhidos para a segunda etapa: a produção dos filmes, que ocorrerá entre junho e julho, com equipes binacionais. A pós-produção será realizada na França, entre setembro e outubro de 2025.
SOBRE A CINÉFABRIQUE
Localizada em Lyon, na França, a CinéFabrique é uma escola pública nacional de cinema que se destaca por sua pedagogia inclusiva e pela formação de excelência nas áreas de roteiro, direção, fotografia, som, edição, direção de arte e produção. Com forte inserção internacional, a instituição promove iniciativas como a Cine Nomad School, que já passou por países como Burkina Faso, Myanmar, Marrocos, Polônia, Etiópia e agora pelo Brasil.
SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há 10 anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
O quê: Primeiro módulo do projeto Porto MIS CinéFabrique, com Joca Reiners Terron
Quando: De 07 a 11 de abril de 2025, das 9h às 12h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes
0 Comentários