Gripe: Campanha nacional de vacinação começa hoje em Sobral e outras regiões

Proteja-se contra a gripe! Campanha de vacinação gratuita para grupos prioritários começa hoje (7) em Sobral e grande parte do Brasil.

A imagem mostra três frascos de vidro transparentes, cada um selado com uma tampa cinza metálica. Os frascos contêm um líquido claro e cada um possui um rótulo verde e branco. O rótulo em cada frasco diz “Vacina Influenza Inativada (fragmentada e inativada)”. Abaixo disso, há mais texto, incluindo “15 µg de hemaglutinina / dose de 0,5 mL”. O logotipo do SUS (Sistema Único de Saúde) e o nome “Instituto Butantan” também estão visíveis nos rótulos. Em primeiro plano, ligeiramente desfocada, está uma seringa com uma agulha. O fundo está desfocado, mas sugere um ambiente de saúde com recipientes brancos. A iluminação parece vir de cima, criando reflexos nas tampas dos frascos. A imagem sugere um contexto médico ou de vacinação, com as vacinas contra a gripe prontas para uso com a seringa.
Foto: Gilberto Marques

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda Começa nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra a influenza, com o objetivo de imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde, povos indígenas, entre outros.

A vacina está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde de todo o país.

A dose deste ano protege contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B do vírus influenza.

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização reduz o risco de casos graves e óbitos relacionados à doença.

A campanha será realizada em duas etapas: até abril nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e em setembro na Região Norte, alinhando-se ao período de maior circulação viral na região.

O Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses para a campanha de 2025, com 67,6 milhões destinadas às regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste no primeiro semestre, e 5,9 milhões para a Região Norte no segundo semestre.

Em 2024, a cobertura vacinal ficou abaixo da meta, com 48,89% na Região Norte e 55,19% nas demais regiões.

A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores.

*Com informações da Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários