Mesa redonda contou com ação conjunta da Secretaria da Proteção Social do Ceará e Tribunal de Contas do Estado do Ceará
Foto: Lucas Calisto
Nesta segunda-feira (7), a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará sediou um importante debate sobre as políticas públicas destinadas à infância pelo Governo do Ceará. A iniciativa é uma ação conjunta que envolveu a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), Secretaria da Proteção Social do Ceará e Tribunal de Contas do Estado do Ceará.
Com o tema “Políticas Públicas para Infância”, a mesa-redonda reuniu a secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela; a vice- governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero e a conselheira do TCE-CE, Onélia Santana. A mediação foi organizada pela gerente de Ação Cultural do Instituto Dragão do Mar (IDM), Lilian Lustosa.
O momento foi marcado por troca de experiências entre as gestões, além de espaço de escuta e construção de propostas com a plateia presente na Bienal. Luisa Cela destacou uma série de ações e iniciativas da Secult Ceará que atendem essa importante faixa etária da população cearense.
São políticas como acesso à leitura, atividades culturais em escolas e espaços públicos que compõem a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece). O Ceará reúne uma ampla programação destinada à formação de toda uma nova geração de cearenses.
Foto: Lucas Calisto
“O acesso à cultura, já nas idades mais iniciais, é fundamental para que possamos construir uma população que tenha essa relação com a ampliação de repertórios e o hábito de consumir cultura. Teremos grandes e bons leitores se isso for trabalhado desde o início” contextualizou a secretária de Cultura, Luisa Cela.
O Ceará é o primeiro estado do Brasil a ter uma lei específica que regula suas políticas públicas para a cultura infância. Baseado nas diretrizes do Plano de Cultura Infância do Ceará, a Secult conta com o Edital Cultura Infância. Hoje, em sua quarta edição, o edital apoia financeiramente a realização de projetos de memória cultural, criação, produção, difusão e fruição artísticas da Cultura Infância.
Proteção social e infância
Vice- governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, que está à frente das políticas públicas para a primeira infância do Ceará, destacou políticas públicas para crianças cearenses como o “Mais Nutrição” e o “Cartão Mais Infância”, que ajuda 150 mil famílias com R$ 100 mensalmente e contou, em 2025, com um investimento de R$ 199 milhões.
Com fortes políticas públicas direcionadas às crianças, o Governo do Ceará assinou, nesta segunda-feira (7), o Pacto Cearense pela Primeira Infância. Entre as atribuições direcionadas constam implementar programas destinados ao desenvolvimento integral e integrado da Primeira Infância no Tema Transversal Criança e adolescente no âmbito do PPA 2024-2027 e do Plano Estadual da Primeira Infância 2023-2033.
XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.
Serviço:
Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público
0 Comentários