Últimos dias da exposição “Que país é este?” e atividades em alusão ao aniversário de Fortaleza marcam a semana na Pinacoteca do Ceará

Em semana de despedida da exposição de Jorge Bodanzky, Pinacoteca celebra aniversario da cidade de Fortaleza com espetáculo de dança e exibição de filme sobre “La Femme Bateau”. O curador da exposição Delírio Tropical, Orlando Maneschy, participa ainda de diversas atividades

Visita com curador Orlando Maneschy – Delírio Tropical (Foto_ Marília Camelo)

Na semana do aniversário da cidade de Fortaleza, que completa 299 anos em 13 de abril, a Pinacoteca do Ceará realiza atividades especiais para celebrar a data e se despede da exposição “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985”. O museu recebe o espetáculo do Balé Jovem do Pirambu, exibe o curta-metragem “A mulher barco – La Femme Bateau” e realiza atividades com o curador da exposição “Delírio tropical”, Orlando Maneschy. A programação conta, ainda, com visitas mediadas, Ateliê de gravura em EVA e atividades infantis. Integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE), a Pinacoteca é gerida em parceria com o Instituto Mirante.

A semana na Pinacoteca começa na quarta-feira (9), com o “Yoga ao pôr do sol”, das 17h30 às 18h30. Ceci Shiki conduz a prática meditativa sahaja yoga, com até 20 vagas, e disponibilização de materiais para a prática. No entanto, se o participante preferir trazer seus próprios itens de casa, haverá espaços reservados para acomodá-los com conforto.

DELÍRIO TROPICAL: VISITA MEDIADA, EXIBIÇÃO DE FILMES E DEBATE COM O CURADOR

Na quinta-feira (10), das 16h às 17h, a Pinacoteca realiza uma visita mediada com o artista e curador Orlando Maneschy à exposição “Delírio Tropical”, em cartaz no museu até junho deste ano. A atividade oferece 30 vagas com inscrições na recepção a partir de uma hora de antecedência.

Na manhã de sexta-feira (11), das 10h às 12h, o museu realiza a “Mostra Delírio Tropical”, no auditório. A atividade reúne oito trabalhos audiovisuais de artistas que integram a exposição coletiva de mesmo nome. Após a exibição, o curador Orlando Maneschy participa de um debate com o público. O espaço dispõe de 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada.

Serão exibidas obras dos artistas Keila Sankofa (Alexandrina, um relâmpago, 2022), Biarritz (Onde está Mymye Mastroiagne?, 2023), Thiago Martins de Melo (Rasga Mortalha, 2019), Denilson Baniwa (Colheita Maldita Cores. HD, 2021-2022), Juliana Notari (Amuamas, 2018), Allyster Fagundes (Reverbero, 2020), Nay Jinkss (Maré Alta – o imaginário está atrás da porta, 2023) e Davi Jesus do Nascimento (Gemer Carranca Naufragada, 2023).

Também na sexta-feira (11), das 15h às 18h, Maneschy realiza ainda uma leitura de portfólio, que propõe um diálogo entre artistas sobre suas produções. A atividade oferece 6 vagas condicionadas à inscrição prévia, nos dias 8 e 9 de abril, por meio do formulário disponível AQUI.

VISITA TEMÁTICA E ATELIÊ DE GRAVURA

A visita temática “Escuta das imagens” propõe ao público explorar os silenciamentos e as narrativas visuais das obras presentes nas exposições “Delírio tropical” e ”Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985”, que está em seus últimos dias. O objetivo é estimular a reflexão sobre as questões presentes nas imagens e como elas recontam a história recente do país. A atividade acontece das 16h às 17h e dispõe de 20 vagas, com inscrições realizadas com uma hora de antecedência, na recepção do museu.

Das 16h às 18h, a Pinacoteca do Ceará realiza um Ateliê de gravura em EVA, material acessível que permite a reprodução de imagens e ideias. A atividade, inspirada nos carimbos e gravuras da exposição em cartaz “Delírio tropical” explora a possibilidade de intervenção em outros materiais, como na obra de Ana Matheus Abbade. O ateliê é destinado a pessoas a partir de 14 anos, oferece 15 vagas e as inscrições serão realizadas na recepção, com uma hora de antecedência.

ANIVERSÁRIO DE FORTALEZA NA PINACOTECA

No âmbito das ações que o museu realiza para refletir e celebrar o aniversário da capital, também no sábado (12), às 18h, o coletivo de dança Balé Jovem do Pirambu apresenta o espetáculo “Pra onde o vento sopra – Corpo memória e territorialidade Pirambu”, no Pátio da Pinacoteca. Com uma fusão de movimento e narrativa, a produção celebra a identidade e a história de luta e resistência da comunidade do bairro Pirambu, um dos mais antigos de Fortaleza. A apresentação tem classificação indicativa livre e 40 vagas, com inscrições na recepção, a partir de uma hora antes do início da apresentação.

No dia do aniversário de Fortaleza, domingo (13), a Pinacoteca do Ceará exibe, às 11h, no auditório do museu o curta-metragem “A Mulher Barco | La Femme Bateau”. A exibição é seguida de uma conversa com Tibico Brasil, diretor do documentário, e Dodora Guimarães, presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo, que discutirão a produção do filme e a importância de obras públicas na cidade. São 100 vagas, com inscrições a partir de uma hora de antecedência.

Ainda no domingo, acontecem duas edições do Ateliê Criança Cria “Cartão Postal”. Inspiradas nas obras da exposição “Delírio tropical”, as crianças a partir de 6 anos poderão criar seus próprios cartões postais, pensando em lugares reais e imaginados. A atividade inicia às 10h no período da manhã e às 15h no período da tarde. São oferecidas 15 vagas para crianças acompanhadas de um responsável.

ÚLTIMOS DIAS PARA VISITAR A EXPOSIÇÃO “QUE PAÍS É ESTE?”, DE JORGE BODANZKY

A Pinacoteca do Ceará convida o público a aproveitar os últimos dias da exposição “Que País É Este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985”. Com curadoria de Thyago Nogueira e assistência de Horrana Santos, a mostra, uma parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), reúne fotografias, reportagens audiovisuais, filmes super-8 e cenas dos principais filmes dirigidos pelo cineasta durante o período da ditadura militar brasileira (1964-1985).

A exposição revela o olhar crítico e inovador de Jorge Bodanzky sobre os conflitos sociais, a destruição ambiental e as formas de resistência que marcaram o período, oferecendo um mergulho nas imagens que ousaram desafiar a censura e documentar a história sob uma nova perspectiva.

Além das atividades da programação, o público pode visitar livremente as três exposições em cartaz no museu, além da Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com obras de Chico da Silva.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará 9 a 13 de abril

9/04/2025 | quarta | 17h30 às 18h30

Yoga ao Pôr do Sol

Com Ceci Shiki

Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa: livre

20 vagas a partir de uma hora antes da atividade.

10/04/2025 | quinta-feira | das 16h às 17h

Visita mediada com curador, Orlando Maneschy

Local: Pinacoteca do Ceará – Exposição “Delírio tropical”

Classificação indicativa: Livre

30 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência.

11/04/2025 | sexta-feira | das 10h às 12h

Mostra Delírio Tropical + debate

Com Orlando Maneschy

Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação: 16 anos

100 vagas. Inscrições por ordem de chegada.

11/04/2025 | sexta-feira | das 15h às 18h

Leitura de Portfólio

Com Orlando Maneschy

Local: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: 16 anos

Vagas: 06 vagas

Inscrições: 8 e 9 de abril pelo link https://forms.gle/y5RD5NMS7bezAszH7.

12/04/2025 | sábado| 16h às 17h

Visita Temática “Escuta das Imagens”

Com Gi Monteiro

Local: Exposições Delírio Tropical e Que País é Este?

Classificação Indicativa: LIVRE

Acessibilidade em Libras

20 vagas. Inscrições a partir de uma hora antes da atividade.

12/04/2025 | sábado | 16h às 18h

Ateliê de Gravura em EVA

Com Beatriz Gurgel e Ligia Bessa

Local: Ateliê 1

Classificação Indicativa: LIVRE

Para pessoas a partir de 14 anos

Acessibilidade: Libras

15 vagas. Inscrições a partir de uma hora antes da atividade.

12/04/2025 | sábado | 18h

Pra onde o vento sopra – Corpo Memória e Territorialidade Pirambu

Com Coletivo de dança Balé Jovem do Pirambu

Local: Pátio da Pinacoteca

Classificação Indicativa: Livre

40 vagas. Inscrições a partir de uma hora antes da atividade.

13/04/2025 | domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h

Ateliê Criança Cria

Cartão Postal

Com Beatriz Gurgel

Local: Ateliê 1

Classificação Indicativa: Livre. Para crianças a partir de 6 anos acompanhadas de um responsável.

15 vagas. Inscrições a partir de uma hora antes da atividade.

13/04/2025 | domingo | 11h

Curta-metragem “A Mulher Barco | La Femme Bateau”

Com Tibico Brasil e Dodora Guimarães

Local: Auditório da Pinacoteca

Classificação Indicativa: livre

100 vagas. Inscrições a partir de uma hora antes da atividade.

> Todas as atividades são gratuitas.

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Em cartaz:

Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985” – até 13 de abril de 2025

Delírio Tropical” – até 29 de junho de 2025

Antônio Bandeira: Amar se Aprende Amando

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h.

Postar um comentário

0 Comentários